01 junho, 2006

LÍQUIDO SINOVIAL

As duas principais indicações de análise de líquido sinovial são as suspeitas de artrite séptica e de sinovite induzida por depósitos de cristais. Nas demais situações patológicas, o exame do líquido sinovial apenas indica se o fluido é do tipo inflamatório, não inflamatório ou se há a presença de hemartrose.

DEFINIÇÃO: O líquido sinovial, encontrado nas cavidades articulares, é um fluído viscoso, filtrado do plasma através da membrana sinovial, cujas células secretam um mucopolissacarídeo contendo ácido hialurônico e pequena quantidade de proteínas, que se soma a esse ultrafiltrado. Como essa filtração plasmática não é seletiva, exceto no que diz respeito às proteínas de alto peso molecular, o líquido sinovial normal tem, essencialmente, a mesma composição bioquímica do plasma.

FUNÇÃO: lubrificar as faces articulares móveis e transportar nutrientes para a cartilagem articular.

CARACTERÍSTICAS DO LÍQUIDO SINOVIAL NORMAL
A quantidade normal de líquido contida na cavidade articular do joelho é inferior a 3,5 ml, aumentando nos distúrbios articulares. Assim, o volume colhido depende do grau em que é produzido pela articulação.
Os níveis de proteína e imunoglobulinas são aproximadamente 25% dos níveis séricos, enquanto que os níveis de glicose e ácido úrico são iguais aos do soro. Lesões imunológicas, mecânicas, químicas ou bacterianas alteram a permeabilidade da membrana e capilares sinoviais produzindo variados graus de resposta inflamatória.
Formação de Coágulo: O líquido sinovial normal não se coagula, mas o proveniente de articulações comprometidas pode conter fibrinogênio e formar coágulos.

EXAME MICROSCÓPICO - Composto por:
- Contagem global de hemácias e leucócitos
- Contagem diferencial de leucócitos
- Pesquisa de cristais

ELEMENTOS CITOLÓGICOS HABITUAIS
- Linfócitos, Monócitos, Neutrófilos, Células Sinoviais
- Ragócitos
- Lipófagos

CRISTAIS
- Monourato de sódio
- Pirofosfato de cálcio
- Hidroxiapatita
- Colesterol
- Artefatos

EXAME BIOQUÍMICO
- Glicose (Normal: soro – líquido inferior a 10 mg/dl)
- Proteina total (Normal entre 1,0 e 3,0 g/dl)
- Ácido Úrico (Normal = soro)


CLASSIFICAÇÃO DAS ARTRITES E SUAS CAUSAS

- GRUPO I (não inflamatório): osteoartrite, traumático, osteocondrite, osteoartropatia neuropática.

- GRUPO II (inflamatório) : artrite reumatóide, L.E.S, síndrome de Reiter, febre reumática, espondilite anquilosante, enterite regional, colite ulcerativa, psoríase .

- GRUPO III (infeccioso): bactérias, B.K, fungos .

- GRUPO IV (cristal – induzido ): gota, artropatia associada a apatita, doença de depósito de cristais de pirofosfato de cálcio .

- GRUPO V (hemorrágico): trauma, hemofilia, hemangioma, uso de anticoagulantes